segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Salada de camarão com manga


Ingredientes 

. 1,2 kg de camarão médio limpo
. 1 colher (sopa) de sal
. 3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
. 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino branca
. 3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
. 1 cebola grande (150 g) picada
. 1 1/2 xícara de azeite de oliva (360 ml)
. 1 1/2 xícara de água (360 ml)
. 1 envelope de gelatina em pó, sem sabor, incolor (12 g)
. 4 mangas grandes (2,2 kg)
. 1 maço de rúcula médio (430 g  para decorar)

Modo de preparo

Unte com óleo a lateral de uma fôrma de abrir de 25 cm de diâmetro. Coloque no centro do prato em que a salada será servida e reserve. Corte os camarões ao meio na horizontal e coloque numa tigela média. Junte o sal, a cebolinha verde, a pimenta-do-reino e o shoyu e misture bem. Reserve.

Numa panela média, em fogo médio, refogue a cebola no azeite de oliva, mexendo às vezes, até ficar macia (aproximadamente 4 minutos). Acrescente a mistura de camarão reservada e refogue, mexendo delicadamente, até o camarão ficar rosado (cerca de 5 minutos). Tire do fogo e reserve. Separe algumas metades de camarão para decorar.

Numa panela pequena, polvilhe a água com a gelatina. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até a gelatina derreter. Reserve. Descasque duas mangas, corte ao meio e retire o caroço. Corte a polpa em cubinhos, acrescente à mistura de camarão reservada e mexa cuidadosamente. Reserve.

Descasque as mangas restantes, corte-as ao meio e retire o caroço. Corte em fatias de 0,5 cm. Corte cada fatia ao meio no sentido do comprimento e, depois, cada metade em tiras de 2 cm de largura (separe algumas tiras de manga para decorar). Passe cada tira na gelatina derretida reservada e cole, uma a uma, na lateral preparada formando uma cerca.

À medida que for colando, preencha com um pouco da mistura de camarão reservada para manter as tiras no lugar. Termine de rechear com o restante da mistura. Alise bem a superfície com uma espátula. Decore o centro com as fatias de manga reservadas e a borda com as metades de camarão reservadas.

Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por cerca de 2 horas. Limpe a rúcula separando as folhas, lave e escorra. Reserve. Cuidadosamente, abra a lateral da fôrma que envolve a salada e retire-a. Ao redor, distribua as folhas de rúcula. Sirva a seguir.

   
            45 min                            Porções: 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário