quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Torta cremosa de figo caramelado


Ingredientes 

. 1 pacote de biscoito do tipo Maria, moído
. 100 g de manteiga derretida
. 1/3 de xícara de açúcar
. 2 envelopes de gelatina em pó branca, sem sabor
. 1/3 de xícara de água
. 1 receita de creme anglaise
. 1 lata (500 g) de figo caramelado, picado
. Casca ralada de 1 limão
. 60 g de castanha-do-pará cortada em lascas

Creme anglaise
. 8 gemas
. 1/2 xícara de açúcar
. 1 litro de leite
. 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o biscoito moído com a manteiga e o açúcar até obter uma farofa. Espalhe-a no fundo de uma forma de abrir de 24 cm de diâmetro, pressionando com as costas de uma colher. Leve ao forno quente (200 ºC), preaquecido, por dez minutos ou até a farofa secar ligeiramente. Deixe esfriar.

Em uma tigela refratária pequena, polvilhe a gelatina na água e deixe descansar por cinco minutos. Leve ao fogo médio, em banho-maria, até dissolver completamente. Junte a gelatina dissolvida ao creme anglaise.

Despeje sobre a massa de biscoito assada e leve para gelar, coberta com filme plástico, por quatro horas ou até ficar bem firme. Desenforme e arrume por cima do creme o figo caramelado. Sirva a torta decorada com a casca de limão ralada e as lascas de castanha-do-pará.

Creme anglaise
Na batedeira, bata as gemas com o açúcar por dois minutos ou até obter um creme leve e claro. Ferva o leite em fogo médio. Despeje uma concha do leite sobre o creme de gemas, misturando bem

Volte à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo, por cinco minutos ou até engrossar (está no ponto se não escorrer das costas da colher). Retire do fogo e junte a baunilha. Em uma tigela, deixe esfriar e leve à geladeira, coberto com filme plástico.

   
             45 min                           Porções: 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário