quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Enroladinho de alho-poró e ervilha


Ingredientes 

. 500 g de batata descascada e cozida
. 1 gema
. 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (55 g)
. 3/4 de xícara de castanha de caju torrada e picada (75 g)
. 1/2 colher (chá) de noz-moscada
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. 1 ovo
. 1/2 xícara de manteiga (para fritar)
. 300 g de ervilha fresca
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 150 g de presunto cozido cortado em cubos
. 1 cebola média picada (100 g)
. 1 colher (chá) de orégano
. 1/2 xícara de água
. 2 alhos-porós
. 1 colher (sopa) de azeite
. 1 cenoura

Para polvilhar 
. Farinha de trigo

Acessório  
. Aro com 5 cm de diâmetro

Modo de preparo

Numa tigela, passe a batata cozida pelo espremedor e junte a gema, duas colheres (sopa) do parmesão ralado, a castanha de caju, a noz-moscada e sal. Misture até ficar homogêneo e obter uma massa.

Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha e abra com as mãos até obter a espessura de 2 cm. Com o aro, corte a massa em círculos. Pincele-os com o ovo e frite os discos na manteiga bem quente até dourarem. Reserve.

Tempere a ervilha com sal e pimenta e, numa panela, derreta as duas colheres (sopa) de manteiga e junte o presunto, a cebola e o orégano. Junte a água e cozinhe por 20 minutos ou até a ervilha ficar macia e quase seca.

Separe as folhas do alho-poró e cozinhe em água fervente até ficarem macias. Deixe escorrer sobre um pano seco e mantenha as folhas esticadas. Bata a ervilha no liquidificador até obter um purê e junte duas colheres (sopa) do parmesão e o azeite. Misture.

Circunde cada disco de batata reservado com uma folha de alho-poró e coloque numa assadeira antiaderente. Fatie a cenoura em rodelas e, se desejar, corte-as no formato de flor.

Aqueça o forno a 250ºC. Preencha os discos com o purê de ervilha até a borda e, por cima, decore com uma rodela de cenoura. Polvilhe com o parmesão ralado restante e leve ao forno até dourar.

Calorias: 115 por porção

   
             45 min                            Porções: 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário